- Introdução
Pacientes com doenças cardiopulmonares apresentam limitação da capacidade de exercício em razão do desequilíbrio que ocorre entre os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e metabólico.1,2 Dessa forma, a avaliação dessa limitação é de grande importância para essa população.
Existem diversas maneiras de avaliar a performance e a capacidade funcional de pacientes com doenças cardiopulmonares, sendo que o teste mais conhecido e frequentemente aplicado é o teste de caminhada de seis minutos (TC6minteste de caminhada de seis minutos). No entanto, sua aplicação demanda amplo espaço e tempo, pois é necessário um corredor de 30 metros de comprimento, além da recomendação para a realização de dois testes com período de repouso entre eles.3 Portanto, novos testes funcionais, como o teste de levantar e sentar (TLSteste de levantar e sentar), têm surgido como uma opção fácil e prática para avaliar a capacidade funcional.
O TLSteste de levantar e sentar é um teste simples e prático, que avalia a funcionalidade do indivíduo por meio de um movimento comum do cotidiano, o de levantar e sentar.4 Recentemente, vários estudos têm explorado esse teste em profundidade, principalmente na população com doenças cardiopulmonares. O presente artigo aborda os aspectos técnicos para sua execução, as principais indicações, os diversos protocolos existentes na literatura, as propriedades psicométricas, a aplicabilidade clínica e sua interpretação.
- Objetivos
Ao final da leitura do artigo, o leitor será capaz de
- compreender a definição dos testes de levantar e sentar e suas indicações;
- identificar aspectos técnicos que devem ser considerados para a aplicação dos testes;
- conhecer os diferentes protocolos de TLSteste de levantar e sentar aplicados em pessoas com doenças cardiopulmonares;
- identificar as propriedades psicométricas de cada protocolo existente até o presente momento;
- discutir a aplicabilidade e a interpretação do teste e dos diferentes protocolos.
- Esquema conceitual