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TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ADULTO

Autores: Eugenio Horacio Grevet , Stefania Pigatto Teche, Diego Rovaris, Vitor Carlos Thumé Breda
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  • Introdução

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade) é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada pela presença crônica de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade, que, em geral, iniciam na infância e causam consequências negativas ao longo da vida do indivíduo portador do transtorno.1

O TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade é a condição psiquiátrica mais comum na infância e na adolescência e pode persistir na vida adulta em uma grande proporção (até 60%) dos indivíduos afetados.2 As comorbidades psiquiátricas são prevalentes nesse grupo de pacientes, principalmente os transtornos depressivos, de ansiedade, de conduta e por uso de substância.3 Em crianças e adolescentes, a prevalência encontra-se ao redor de 5,7% e, nos adultos, de 2,5%.4,5

A etiologia do TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade é multifatorial, com fatores genéticos e ambientais envolvidos em seu surgimento. É um dos transtornos psiquiátricos com maior herdabilidade.6 O tratamento consiste em abordagens farmacológicas, basicamente a partir do uso de estimulantes, e psicoterapias comportamentais, e os indivíduos afetados melhoram os desfechos em longo prazo na vida adulta se adequadamente diagnosticados e tratados.7 Os casos de TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade não tratados apresentam mais prejuízos no desempenho social, acadêmico/profissional e no bem-estar e na saúde quando comparados aos casos em tratamento.

Apesar de ser um transtorno bastante prevalente e que traz prejuízos muito claros aos portadores, seu diagnóstico nem sempre é lembrado pelos clínicos que trabalham com a saúde mental de adultos, tudo porque seus sintomas são sutis. O TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade não “dói”, ou seja, na grande maioria das vezes, é egossintônico. Dessa forma, o diagnóstico precisa ser ativamente considerado e questionado pelos clínicos aos pacientes.

  • Objetivos

Ao final do capítulo, o leitor será capaz de

 

  • reconhecer sinais, sintomas e características epidemiológicas do TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade;
  • fazer o diagnóstico e o diagnóstico diferencial entre o TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade e outras patologias;
  • versar sobre a etiologia e o prognóstico do TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade;
  • planejar o tratamento farmacológico e o tratamento psicoterápico para o TDAHtranstorno do déficit de atenção e hiperatividade.
  • Esquema conceitual
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