A TELECONSULTA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GERENCIAMENTO DE CASOS
In: PROENF C12V1
Autores deste artigo
- ALINE DE PAULA
- GUSTAVO SELENKO DE AQUINO
- ROBSON GIOVANI PAES
- LUCAS MOURA ARAÚJO
Resumo
A coordenação do cuidado é um elemento fundamental da atuação da Atenção Primária à Saúde (APS), com papel integrador tanto no mesmo nível quanto entre distintos níveis de atenção. Também é marcada pelo conceito de gestão de caso, que pode ser definido como os processos de cuidados envolvidos em um caso complexo de saúde. Esse processo de trabalho se mostrou ainda mais importante durante o contexto da pandemia de SARS-Cov-2 e os novos desafios que surgiram no meio da saúde. Dentro do âmbito da coordenação do cuidado em contexto de pandemia, a utilização das tecnologias em saúde ? sobretudo a telessaúde ? alcançou novas dimensões. A telessaúde pode ser entendida como um atendimento em saúde por meios eletrônicos, prestando cuidados e orientações para pacientes e familiares. Amplamente utilizada no contexto da pandemia, esse modelo mostrou ser essencial para a manutenção da coordenação e a gestão do cuidado, com boa utilização e ampla aceitação.
Palavras-chave
Telenfermagem; Tecnologia da informação; Enfermagem; Gestão em saúde.
Detalhes
Título
A TELECONSULTA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GERENCIAMENTO DE CASOS
Autores
ALINE DE PAULA; GUSTAVO SELENKO DE AQUINO ; ROBSON GIOVANI PAES ; LUCAS MOURA ARAÚJO
Assunto / Palavras-chave
Telenfermagem; Tecnologia da informação; Enfermagem; Gestão em saúde.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/978-85-514-1185-8.C0002
Ciclo
12
Volume
1
Páginas
45 - 64
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana