ABORDAGEM DE CÃIBRAS EM IDOSOS
In: PROGER C7V3
Autores deste artigo
- HERCILIO HOEPFNER JUNIOR
- RAQUEL VOLPATO BEDONE LEPPER
- REGINALDO LUIZ SILVA CARDOSO
Resumo
Cãibras são comuns em idosos e afetam significativamente a qualidade de vida, em especial, pelo impacto no sono. Este capítulo apresenta revisão da literatura sobre o tema, abrangendo conceituação, relevância, epidemiologia, etiologias conhecidas, fisiopatologia, investigação diagnóstica e possibilidades terapêuticas. As cãibras que ocorrem durante o repouso ou a contração muscular voluntária intensa podem se manifestar em indivíduos saudáveis, em decorrência de esgotamento muscular ou falta de preparo físico. Também é possível que as cãibras sejam secundárias a diversas enfermidades e adistúrbios hidreletrolíticos, metabólicos e neurológicos, assim como a efeitos colaterais resultantes da polifarmácia. São divididas em cãibras noturnas idiopáticas,cãibras secundárias ou sintomáticas e cãibras musculares parafisiológicas. Apesar de o diagnóstico ser clínico, poucos pacientes relatam a cãibra aos seus médicos, mesmo apresentando-a há muitos anos. A melhor estratégia para prevenção é a prática regular de atividade física, com exercícios diários de alongamento, já que, até o momento, não existe tratamento medicamentoso específico para cãibras.
Palavras-chave
Cãibras em idosos; Cãibras noturnas idiopáticas; Cãibras secundárias ou sintomáticas; Cãibras musculares parafisiológicas.
Detalhes
Título
ABORDAGEM DE CÃIBRAS EM IDOSOS
Autores
HERCILIO HOEPFNER JUNIOR; RAQUEL VOLPATO BEDONE LEPPER; REGINALDO LUIZ SILVA CARDOSO
Assunto / Palavras-chave
Cãibras em idosos; Cãibras noturnas idiopáticas; Cãibras secundárias ou sintomáticas; Cãibras musculares parafisiológicas.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-365-6.C0005
Ciclo
7
Volume
3
Páginas
127-160p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana