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Informações do DOI

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE UTILIZANDO UM MODELO DE JOGO DIDÁTICO

In: PROENF C12V1

Autores deste artigo

  • PAULA VITÓRIA PENA MACHADO
  • GABRIELY WESTPHAL RAMOS
  • DANIELA DALLEGRAVE

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível com alta prevalência no Brasil e que apresenta uma associação significativa com o desenvolvimento de outras comorbidades. O tratamento da HAS consiste em estratégias farmacológicas e não farmacológicas, e a falta de adesão ao tratamento é um desafio para a Atenção Primária à Saúde (APS). Portanto, novas abordagens de educação em saúde são necessárias para motivar ações em fatores de risco modificáveis. Neste contexto, foi desenvolvido o jogo terapêutico “Hiperbingão”, com o objetivo de facilitar o acesso às orientações de medidas de prevenção aos fatores de risco e à adesão ao tratamento. O jogo caracteriza-se como uma ferramenta que possibilita o aprimoramento do pensamento crítico do usuário, tornando-o agente de sua própria saúde, com base na construção de conhecimento e autonomia para implementar mudanças de estilo de vida. Deve-se considerar a realização de encontros em ambientes agradáveis e de fácil acesso, dinâmicas em grupo que atraiam a atenção dos usuários, com participação ativa, e a divulgação dessas atividades em consultas individuais ou na comunidade. O jogo terapêutico “Hiperbingão”, portanto, apresenta-se como uma ferramenta promissora para melhorar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial e deve ser considerado como uma das possíveis estratégias de educação em saúde na APS.

Palavras-chave

Educação em saúde; Atenção Primária à Saúde; Hipertensão arterial; Saúde pública.

Detalhes

Título
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE UTILIZANDO UM MODELO DE JOGO DIDÁTICO

Autores
PAULA VITÓRIA PENA MACHADO ; GABRIELY WESTPHAL RAMOS ; DANIELA DALLEGRAVE

Assunto / Palavras-chave
Educação em saúde; Atenção Primária à Saúde; Hipertensão arterial; Saúde pública.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2023

DOI
10.5935/978-85-514-1185-8.C0003

Ciclo
12

Volume
1

Páginas
67 - 92

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2023 Artmed Panamericana