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Informações do DOI

GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: GAMES COMO OPÇÃO DE TRATAMENTO

In: PROFISIO C8V2

Autores deste artigo

  • WILLIAM DE LIMA SELLES
  • ELOA C. PALMA
  • ADRIANA C. LUNARDI

Resumo

Uma das maiores problemáticas do paciente hospitalizado, seja por motivos clínicos ou cirúrgicos, é o período de inatividade física, muitas vezes ligado à falta de interesse ou de estímulo do paciente. Já se sabe que a baixa atividade física no período de hospitalização pode ocasionar diversas complicações ao paciente, como demora no desmame ventilatório, perda de massa muscular, perda funcional e diversas outras. Atualmente, a fisioterapia tem evoluído em técnicas e métodos de avaliação, com o objetivo de intervir de maneira precoce e, consequentemente, diminuir as complicações físico-funcionais ou psicológicas, auxiliando no processo de alta e reinserção do indivíduo na sociedade. E onde a gamificação entra nesse contexto? Gamificação é uma metodologia muito usada no meio corporativo e na educação, e tem como objetivo utilizar os mecanismos dos jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. A ideia é buscar transformar a atual realidade de cuidados diários e do processo de reabilitação de maneira divertida e interativa, mudando o foco da terapia, para atingir o objetivo traçado pelo plano terapêutico, por meio de estímulos e feedbacks, fazendo com que os pacientes superem seus desafios pessoais.

Palavras-chave

Reabilitação hospitalar; Game-based; Gamificação; Fisioterapia hospitalar

Detalhes

Título
GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: GAMES COMO OPÇÃO DE TRATAMENTO

Autores
WILLIAM DE LIMA SELLES; ELOA C. PALMA; ADRIANA C. LUNARDI

Assunto / Palavras-chave
Reabilitação hospitalar; Game-based; Gamificação; Fisioterapia hospitalar

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2022

DOI
10.5935/978-65-5848-489-9.C0005

Ciclo
8

Volume
2

Páginas
11 - 28

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2022 Artmed Panamericana