GESTÃO DE RISCO NAS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS
In: PROENF C10V1
Autores deste artigo
- PEDRO RUIZ BARBOSA NASSAR
- ÉRICA BRANDÃO
- MÔNICA PESTANA
Resumo
No Brasil, o número de casos de diagnóstico por câncer cresce progressivamente, inclusive com estimativa da ocorrência de 625 mil casos novos por ano para o próximo biênio 2020?2022. Considerando essa magnitude, trata-se de uma doença que representa um dos problemas de maior complexidade em saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), nos âmbitos epidemiológico, social e econômico. Além disso, o aumento dessa estatística na população está associado à maior exposição aos fatores de risco cancerígenos. A idade é o maior fator de risco isolado para o desenvolvimento do câncer. A média de expectativa de vida do brasileiro aumentou: em 1950, era de 40 anos, hoje é de 76 anos, sendo um dos fatos que justificam o aumento da incidência. Tendo em vista esse contexto no campo da oncologia, os enfermeiros precisam estar preparados para prestar assistência em todos os níveis: primário, secundário e terciário. Na oncologia, práticas relacionadas à gestão de risco e à segurança do paciente são identificadas, em específico, no escopo da enfermagem oncológica, que busca aplicar essas abordagens em todos os segmentos dos cuidados. O paciente oncológico pode recorrer aos serviços de emergência por intercorrências associadas aos tratamentos cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, à recorrência e à doença metastática, à progressão da doença e à terminalidade da vida, bem como intercorrências clínicas/cirúrgicas não ligadas à doença oncológica. As emergências oncológicas desenvolvem-se no decorrer da evolução natural da doença, durante o tratamento ou na fase de acompanhamento. O presente capítulo aborda a relação da gestão de risco com o gerenciamento do cuidado do enfermeiro nas emergências oncológicas, as principais emergências oncológicas, bem como a sistematização da assistência de enfermagem nas emergências oncológicas mais incidentes, com evidência nos aspectos relevantes de atuação do enfermeiro.
Palavras-chave
Câncer; gestão de risco; emergências oncológicas; enfermagem oncológica. gerenciamento do cuidado; sistematização da assistência de enfermagem.
Detalhes
Título
GESTÃO DE RISCO NAS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS
Autores
PEDRO RUIZ BARBOSA NASSAR; ÉRICA BRANDÃO; MÔNICA PESTANA
Assunto / Palavras-chave
Câncer; gestão de risco; emergências oncológicas; enfermagem oncológica. gerenciamento do cuidado; sistematização da assistência de enfermagem.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2022
DOI
10.5935/978-65-5848-737-1.C0003
Ciclo
10
Volume
1
Páginas
59 - 101
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2022 Artmed Panamericana