INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE LITERACIA FAMILIAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
In: PROENF C13V4
Autores deste artigo
- ANA RESENDE
- HENRIQUETA FIGUEIREDO
- SÍLVIA CALDEIRA
- MARGARIDA LOURENÇO
Resumo
A literacia, que é a capacidade de processamento de informação escrita na vida cotidiana das pessoas, sustenta-se no desenvolvimento das capacidades básicas de leitura, escrita e cálculo, apreendidas a partir do processo de alfabetização, que acontece entre os 5 os 6 anos de idade. Contudo, a promoção do contato precoce da criança com fontes, materiais, práticas e atividades de literacia cria a oportunidade de adquirir as competências de literacia emergente desde cedo, facilitadoras da aprendizagem formal, e que sustentam a literacia ao longo do ciclo de vida, repercutindo positivamente no desenvolvimento integral da criança. A família constitui o contexto mais natural e eficaz para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção precoce de práticas de literacia familiar no primeiro ano de vida. Os cuidados de atenção primária, caracterizados pelo acompanhamento continuado à criança/família ao longo do ciclo vital familiar, favorecem a presença dos enfermeiros na promoção precoce de práticas de literacia familiar aos pais ou a outras figuras parentais com crianças no primeiro ano de vida, nas consultas de saúde materna e neonatal.
Palavras-chave
Enfermagem; Práticas de literacia familiar; Literacia emergente; Desenvolvimento integral da criança
Detalhes
Título
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE LITERACIA FAMILIAR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
Autores
ANA RESENDE; HENRIQUETA FIGUEIREDO; SÍLVIA CALDEIRA; MARGARIDA LOURENÇO
Assunto / Palavras-chave
Enfermagem; Práticas de literacia familiar; Literacia emergente; Desenvolvimento integral da criança
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2022
DOI
10.5935/978-65-5848-713-5.C0004
Ciclo
13
Volume
4
Páginas
115 - 140
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2022 Artmed Panamericana