Entrar
Informações do DOI

TRAUMA VASCULAR

In: PROMEDE C6V3

Autores deste artigo

  • BOULANGER MIOTO NETTO
  • GUILHERME LINHARES BUB

Resumo

Os traumatismos vasculares, que podem ser de caráter penetrante ou fechado, apresentam-se como hemorragia, hematoma ou isquemia. Clinicamente, podem se manifestar como uma hemorragia franca, que ameaça a vida, ou de forma assintomática, como um pseudoaneurisma identificado tardiamente em um exame de imagem. O atendimento inicial deve obedecer aos protocolos do Advanced Trauma Life Support (ATLS), com atenção no tratamento do choque hipovolêmico e na identificação de sua possível causa. O mecanismo de trauma suspeito e um exame físico estruturado focado nos sinais de lesão vascular são fundamentais na identificação dos traumatismos vasculares de extremidades. O tratamento envolve o controle da hemorragia até que a exploração cirúrgica e o tratamento definitivo possam ser realizados nos pacientes com hemorragia ativa. Nos pacientes com isquemia, o tempo de reperfusão do membro deve ser reduzido ao máximo, ocasionando melhores resultados no salvamento de membro e reduzindo a taxa de complicações (lesão por reperfusão e infecções). A técnica endovascular evolui como alternativa para tratamento das lesões de difícil acesso, propiciando controle hemorrágico com técnicas menos invasivas e com menor morbidade, o que favorece o tratamento mais rápido das lesões associadas.

Palavras-chave

Lesões do sistema vascular por trauma; Traumatismo penetrante; Traumatismo fechado; Controle da hemorragia; Técnica endovascular.

Detalhes

Título
TRAUMA VASCULAR

Autores
BOULANGER MIOTO NETTO; GUILHERME LINHARES BUB

Assunto / Palavras-chave
Lesões do sistema vascular por trauma; Traumatismo penetrante; Traumatismo fechado; Controle da hemorragia; Técnica endovascular.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2023

DOI
10.5935/978-85-514-1173-5.C0005

Ciclo
6

Volume
3

Páginas
119 - 152

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2023 Artmed Panamericana