Entrar

APRESENTAÇÃO

epub-PRONEURO-C1V1_Apresentacao

Assista aqui um vídeo para saber mais sobre o programa em que você se inscreveu.

Assista aqui

Entre as diversas atividades realizadas pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), incluem-se a defesa dos direitos e a definição dos deveres de seus associados, orientações e controle sobre o ensino e a formação do neurologista no Brasil, a avaliação dos conhecimentos e subsequente outorga do título de Especialista em Neurologia, assim como o incentivo à educação continuada de seus membros. Com o tempo, as ações da ABN foram ampliadas: divulgação de boletins, publicações de diretrizes para conduta diagnóstica e terapêutica, promoções de seminários virtuais (webinars), entre outras.

Em 1962, na sua fundação, a principal responsabilidade da ABN era a organização de congressos brasileiros bienais, que representavam a mais importante forma de aprimorar e atualizar os conhecimentos neurológicos de seus membros. O periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria, criado em 1943, tornou-se o órgão oficial da ABN e tem sido fonte de constante atualização dos neurologistas brasileiros. Outras formas relevantes incluem os congressos organizados pelos capítulos regionais e as reuniões ou cursos promovidos pelos Departamentos Científicos (DCs) da ABN.

A Neurologia tem experimentado grande crescimento, em razão, por exemplo, dos significativos avanços da neuroimagem, da neurogenética, da neuroimunologia e do conhecimento sobre epilepsia, doenças vasculares, neuromusculares e degenerativas, de tal modo que já foi completamente modificada a antiga ideia de que o neurologista estabelecia belos diagnósticos, mas pouco conseguia fazer pelo seu paciente. Essa tendência crescente torna obrigatório que o profissional procure, de maneira praticamente constante, manter-se atualizado.

Por isso, neste ano de 2020, a Diretoria da ABN decidiu aceitar um novo desafio: a criação de um programa de educação continuada a distância. Um modelo já utilizado com bastante sucesso em outras especialidades da Medicina, desenvolvido em parceria com o Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad®), da Artmed.

O Programa de Atualização em Neurologia (PRONEURO) será estruturado por ciclos, que correspondem a 12 meses e são compostos por quatro volumes com capítulos específicos sobre Neurologia. Esse conteúdo também pode ser acessado por meio do Portal Virtual e do aplicativo Secad para smartphones. Cada ciclo abordará temas de quatro subespecialidades para oportunizar aos inscritos a atualização nessas diferentes áreas.

Os organizadores do PRONEURO são coordenadores dos DCs da ABN. São eles que definem os temas e os autores, além de serem os responsáveis pelo chancelamento dos capítulos de sua respectiva subespecialidade.

É com satisfação que apresento o Volume 1 do Ciclo 1 do PRONEURO, que terá como especialidades e organizadores: Neurovascular, Dra. Gisele Sampaio Silva; Neuroinfecção, Dra. Cristiane Nascimento Soares; Sono, Dr. Gilmar Fernandes do Prado e Dr. Fernando Morgadinho Santos Coelho; Doenças Neuromusculares, Dr. Edmar Zanoteli e Transtornos do Movimento, Dr. Marcus Della Coletta. Os autores envolvidos nesse volume são: Clécio de Oliveira Godeiro Júnior, Diógenes Diego de Carvalho Bispo, Fernando Morgadinho Santos Coelho, Fiorella Menegatti Marino, Lúcio Huebra Pimentel Filho, Márcia Jardim, Marcos Raimundo Gomes de Freitas, Pedro Renato de Paula Brandão e Roberta Arb Saba Rodrigues Pinto. Nos próximos três volumes deste primeiro ciclo, serão apresentados outros temas das mesmas subespecialidades e, no ciclo seguinte, outras quatro serão convidadas a participar, a fim de promover a educação continuada em Neurologia.

A Diretoria da ABN confia muito neste trabalho, em sua receptividade pela comunidade neurológica brasileira, e acredita que ele ampliará ainda mais as atividades da ABN em prol de seus associados.

Prof. Dr. Ricardo Nitrini

Diretor Científico da ABN e Organizador-geral do PRONEURO

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login