Entrar

SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA: NARCOLEPSIA E OUTRAS HIPERSONIAS

Fernando Morgadinho Santos Coelho

Lúcio Huebra Pimentel Filho

epub-PRONEURO-C1V1_Artigo2

Objetivos

Ao final da leitura deste capítulo, o leitor será capaz de

  • discutir os aspectos conceituais relacionados à sonolência excessiva diurna (SED);
  • reconhecer a epidemiologia e o diagnóstico da SED;
  • quantificar subjetiva e objetivamente a SED;
  • revisar as diferentes causas de SED e as peculiaridades que facilitam seu reconhecimento;
  • reconhecer os tratamentos sintomáticos disponíveis para as diversas causas de SED.

Esquema conceitual

Introdução

Assista aqui a vídeo aula do capítulo.

Assista aqui

De forma didática, o estudo da medicina do sono pode ser dividido em três momentos de ocorrência dos sintomas: antes do início do sono, durante o sono e durante o dia. Entre os sintomas diurnos relacionados com os distúrbios do sono, a SED é um dos mais incapacitantes. Trata-se de um motivo frequente para a procura por atendimento médico em nível ambulatorial, especialmente do neurologista, e, por vezes, em unidades de pronto-atendimento.

SED ou hipersonia é uma dificuldade em se manter acordado e alerta, com maior tendência a adormecer inesperadamente durante o dia ou em horários inapropriados. Nem sempre é preciso que o sono ocorra de fato, basta que surja a sensação de necessidade de sono diurno, mesmo que o indivíduo consiga resistir a um cochilo.

A SED é, primariamente, um sintoma diretamente relacionado a uma interpretação subjetiva inicial. Porém, como será abordado ao longo deste capítulo, existem algumas estratégias para tornar a avaliação padronizada, seja com escalas clínicas subjetivas ou com parâmetros neurofisiológicos objetivos que se correlacionam com a queixa.

O reconhecimento da SED é essencial, uma vez que já foi definido que esse sintoma, de forma isolada, está relacionado a aumento de morbidade e mortalidade geral. Um estudo prospectivo de 10 anos, de grande coorte, apontou risco relativo de 1,43, ou seja, chance 43% maior de ocorrer óbito no grupo com SED.1 Isso implica prejuízos econômicos e sociais em diferentes âmbitos, como profissional, familiar, escolar, entre outros.

Neste capítulo, serão abordados aspectos relacionados à SED, sobretudo o reconhecimento e a abordagem prática de suas causas, assim como orientações de conduta e terapêutica disponíveis.

Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login