Entrar

AVALIAÇÃO ENDOCRINOLÓGICA EM GINECOLOGIA

Autores: Lúcia Helena Simões da Costa Paiva, Daniela Angerame Yela, Cristina Laguna Benetti-Pinto
epub_All_Artigo1
  • Introdução

As alterações do ciclo menstrual, acompanhadas de suas manifestações clínicas, são queixas muito frequentes em ginecologia. A avaliação endocrinológica nessa área envolve a realização de dosagens hormonais e, eventualmente, de exames de imagem; entretanto, deve ser realizada com racionalidade, para que seja feito um diagnóstico correto e, com isso, o sucesso terapêutico seja obtido.

O conhecimento do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano (HHOhipotálamo-hipófise-ovariano), da produção de andrógenos e da esteroidogênese é fundamental para identificar como ocorre a produção hormonal e como os hormônios atuam no organismo feminino, e, dessa forma, poder detectar as manifestações decorrentes que manifestam-se principalmente como irregularidade menstrual, amenorreia, hiperprolactinemia e síndromes hiperandrogênicas/hirsutismo e que serão alvo de discussão deste artigo.

  • Objetivos

Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de

 

  • realizar a propedêutica básica em ginecologia endocrinológica;
  • identificar os aspectos clínicos e a propedêutica complementar das principais alterações relacionadas à ginecologia endócrina;
  • reconhecer e conduzir a investigação na prática clínica das diversas situações que envolvem problemas de ginecologia endócrina.
  • Esquema conceitual
×
Este programa de atualização não está mais disponível para ser adquirido.
Já tem uma conta? Faça login