- Introdução
Os pólipos endometriais são lesões confinadas à cavidade uterina, que apresentam comportamento distinto, de acordo com suas características histológicas.
Os pólipos endometriais representam o crescimento localizado de glândulas endometriais e estroma ao redor de um vaso central e podem ocorrer em qualquer local da cavidade uterina. A proporção de glândulas, estroma e vasos sanguíneos vai definir sua aparência. Os pólipos endometriais podem ser1–3
- moles ou císticos, ou firmes e fibrosos;
- sésseis ou pediculados;
- simples ou múltiplos;
- de vários tamanhos, desde pequenos pólipos, que não alteram a anatomia uterina, até grandes pólipos, que ocupam toda a cavidade endometrial.
A maioria dos pólipos endometriais é detectada em mulheres assintomáticas durante o exame de imagem, especialmente na ultrassonografia transvaginal (USGTVultrassonografia transvaginal), que é um método não invasivo, barato e reprodutível nos casos suspeitos.1–3
O sangramento uterino anormal (SUAsangramento uterino anormal), na menacme ou na pós-menopausa, associado à infertilidade, representa um dos principais sinais dos pólipos endometriais sintomáticos.
É importante a avaliação histológica dos pólipos sintomáticos, especialmente quando relacionados ao SUAsangramento uterino anormal na pós-menopausa, pelo risco de malignização. O melhor método é a histeroscopia cirúrgica, por ser possível retirar o pólipo sem fragmentar, além da avaliação da margem de segurança.
Após a polipectomia, as pacientes devem voltar à rotina ginecológica regular, caso o pólipo não tenha sinais de malignidade.
- Objetivos
Ao final da leitura deste artigo, o leitor será capaz de
- identificar a prevalência e a etiologia dos pólipos endometriais nas diversas fases da vida;
- descrever as características histológicas dos pólipos endometriais;
- distinguir as taxas de regressão espontânea, assim como as seguintes complicações: infertilidade, SUAsangramento uterino anormal e potencial associação com malignidade dos pólipos endometriais;
- identificar os pólipos endometriais em pacientes sintomáticas e assintomáticas na menacme e na pós-menopausa por métodos de imagens;
- selecionar o método diagnóstico mais adequado para cada paciente e nos diferentes cenários de atendimento;
- tratar as pacientes diagnosticadas com pólipos endometriais com as técnicas medicamentosas e cirúrgicas mais modernas.
- Esquema conceitual