Abdome agudo na emergência
In: PROMEDE C6V1
Autores deste artigo
- RAFAEL BENJAMIM ROSA DA SILVA
- RICARDO PURCHIO GALLETTI
Resumo
O papel do médico plantonista é saber identificar e estratificar a gravidade da dor abdominal nos diferentes diagnósticos diferenciais do abdome agudo, os quais podem se apresentar nas mais diversas formas clínicas. Apesar dos avanços científicos e tecnológicos para o reconhecimento de um quadro de abdome agudo, em torno de 25% dos casos apresentam-se com queixas inespecíficas, o que torna seu diagnóstico um desafio para os médicos responsáveis pela emergência. A fim de facilitar a investigação diagnóstica e o direcionamento do tratamento, foi proposta a divisão prática do quadro em cinco tipos (inflamatório, obstrutivo, perfurativo, hemorrágico e vascular), que podem ser associados com a apresentação do paciente a partir da história clínica e do exame físico bem realizados, podendo ou não ser complementados com exames de imagem. Além disso, é importante ressaltar que o abdome agudo pode se manifestar desde patologias simples até doenças fatais, necessitando de atenção, cuidado e destreza em sua condução e definição de tratamento.
Palavras-chave
Abdome agudo; Dor abdominal; Tipos de abdome agudo; Exame físico e de imagem para abdome agudo; Tratamento do abdome agudo.
Detalhes
Título
Abdome agudo na emergência
Autores
RAFAEL BENJAMIM ROSA DA SILVA; RICARDO PURCHIO GALLETTI
Assunto / Palavras-chave
Abdome agudo; Dor abdominal; Tipos de abdome agudo; Exame físico e de imagem para abdome agudo; Tratamento do abdome agudo.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2023
DOI
10.5935/978-65-5848-854-5.C0001
Ciclo
6
Volume
1
Páginas
13 - 41
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2023 Artmed Panamericana